Website da Secretaria de Estado de Gestão ESCOLA DE
GOVERNO
ESCOLA DE GOVERNO CURSOS  
 
 
  Capacitação EAD  
  Pós Graduação Mestrado  
 
 
VALORIZAÇÃO
Academia de Novos Líderes forma sua primeira turma
Sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Na ocasião também foi lançada segunda edição do programa que será realizado em 2019


Fonte: D`Laila Borges e Lorena Bruschi | Seges


  

Após quase um ano de muita dedicação os servidores do programa Academia de Novos Líderes, desenvolvido pela Secretaria de Gestão, por meio da Escola de Governo, receberam nesta sexta-feira (14.12) o certificado de conclusão do curso. Na ocasião também foi lançada a segunda turma do programa que terá início em 2019.

O secretário adjunto de Gestão de Pessoas da Seges, Carlos Campelo, relembrou a preparação do programa em 2017, que surgiu da necessidade de oferta de cursos gerenciais para a profissionalização do serviço público e o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, apontadas nas pesquisas de competências e Levantamento de Necessidade de Capacitação (LNC).

“Queremos que a semente plantada este ano se prolifere e por isso estamos aqui hoje lançando a segunda turma deste programa. Esperamos que os próprios formandos possam vir a contribuir como facilitadores no próximo curso”, disse.

O curso foi composto de 16 módulos e realizado sem nenhum ônus para o Estado que diante das dificuldades orçamentárias, buscou parcerias com servidores públicos especialistas nas áreas técnicas e comportamentais dispostos a atuar como voluntários.

O programa tem metodologia andragógica, cujos princípios estão focados no desenvolvimento de habilidades para o saber fazer, a valorização da experiência prévia dos participantes e a dinâmica participativa.

Em contrapartida ao voluntariado dos facilitadores, a Escola de Governo disponibilizou vagas para os órgãos parceiros. Os participantes foram escolhidos pelos gestores de pessoas de cada um dos órgãos parceiros.

O curso teve uma média de 93% de frequência. Dado que reflete o interesse e dedicação dos participantes indicados.

Avaliação

Ao final de cada módulo, os participantes receberam um formulário online, contendo perguntas sobre o desempenho dos facilitadores, aproveitamento do conteúdo, eficácia do treinamento, entre outros.

O relatório final destaca que 87% dos facilitadores atenderam às expectativas. O documento aponta ainda que 95% dos participantes avaliaram o treinamento positivamente.

O auditor do Estado e participante do curso, Marino Koch, disse que o programa contribuiu significativamente para construção, partilhamento e disseminação do conhecimento. “Todos os módulos técnicos e comportamentais foram fantásticos, mas eu destaco as dinâmicas, vivências, encenações e estudos de casos, que foram essenciais para internalização do aprendizado”.

Para ele, o programa contribuirá significativamente para a melhoria dos serviços públicos, otimizando as entregas à sociedade.

A servidora da Secretaria de Fazenda que atuou como facilitadora, Bruna Luise da Silva, contou que sua participação foi uma possibilidade de crescimento e aprendizado enquanto servidora. “Convergimos conteúdos relevantes e atuais para o serviço público em uma base comum rumo ao desenvolvimento. Colocamos o aprendizado nas mãos dos alunos, e à medida que as aulas iam acontecendo, fomos vendo que o saber se faz na prática”.

 

Frutos

Os participantes desenvolveram 10 projetos de inovação que serão implementados nos órgãos de origem desses servidores.

Entre eles estão o Guardiões da Ética, que visa utilizar uma metodologia lúdica nas capacitações para facilitar a internalização do código de ética e será desenvolvido na Casa Civil, a Ouvidoria eficaz voltada para a sociedade, que propõe soluções inovadoras para os problemas coletados através das ouvidorias do SUS, estabelecendo procedimentos e padrões de qualidade, que será desenvolvido na Secretaria de Saúde e o Gestao de Tarifas e Frotas, que será desenvolvido na Seges e tem o objetivo de implantar um sistema de gerenciamento de informações de indicadores de tarifas (água, luz e telefone) e da frota em único sistema sem ônus para o estado.

Também serão implementados outros projetos inovadores nas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Planejamento e Justiça e Direitos Humanos, além da Controladoria Geral do Estado.



Imprimir







   
VEJA TAMBÉM  

  01/04/2020 às 16h09
Seplag disponibiliza e-mail e aplicativo para atender servidores


01/04/2020 às 15h48
Escola de Governo oferta cursos para servidor se atualizar sem sair de casa
 
 
Serviços

  Agenda
  Cursos
  Biblioteca
  Facilitadores
  Legislação
  Documentos


Imprensa

  Fale Conosco
  Fotos
  Notícias
  Telefones
  Vídeos
Rede de Escolas

  Rede Estadual de
  Escolas de Governo

  Rede Nacional de EG

Nossa localização

Rua Quadra 11, Lote, R. Três, 3 - Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT, 78050-970
Telefone: 3613-8001 / E-mail:eg@seplag.mt.gov.br