Website da Secretaria de Estado de Gestão ESCOLA DE
GOVERNO
ESCOLA DE GOVERNO CURSOS  
 
 
  Capacitação EAD  
  Pós Graduação Mestrado  
 
 
GESTÃO DE PESSOAS
CGE cobra rigor no controle de assiduidade
Quarta-feira, 07 de fevereiro de 2018
Fonte: Ligiani Silveira | CGE-MT


  

A fim de resguardar a regularidade nas atividades internas e no atendimento ao público, a Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) expediu orientação técnica aos órgãos do Governo de Mato Grosso sobre os procedimentos adequados para o controle de assiduidade dos servidores estaduais.

Um deles é que o registro de frequência deve ser efetivado por sistema eletrônico e biométrico (Web Ponto) fornecido pela Secretaria de Estado de Gestão (Seges). Os órgãos que ainda não aderiram à ferramenta oficial devem procurar a Seges o quanto antes para as devidas tratativas.

Na orientação, a CGE destaca que o servidor tem o dever de justificar tempestivamente à chefia imediata eventuais atrasos, ausências ou saídas antecipadas, bem como não se ausentar do local de trabalho após o registro de ponto, exceto se autorizado pelo superior imediato, sob pena de desconto de 1/3 (um terço) do salário. 

A orientação traz também as regras quanto à possibilidade de flexibilização da jornada de trabalho, compensação de horas por eventuais atrasos ou faltas, situações possíveis de ausência no serviço sem desconto de remuneração (como doação de sangue, alistamento eleitoral, casamento, falecimento de cônjuge etc), entre outras peculiaridades.

A orientação técnica é resultado de capacitações realizadas pela CGE nos anos de 2016 e 2017 aos servidores lotados nos setores de gestão de pessoal e nas Unidades Setoriais de Controle Interno (Unisecis) para aprimorar o conhecimento acerca da legislação, da doutrina e da jurisprudência relacionada à gestão de capital humano nas instituições públicas estaduais.

Nas capacitações, ficou evidenciada a necessidade de elaboração de orientação relativa ao tema controle de frequência para zelar pela regularidade na prestação dos serviços públicos. Confira aqui a íntegra da Orientação Técnica 01/2018-CGE.



Imprimir







   
VEJA TAMBÉM  

  01/04/2020 às 16h09
Seplag disponibiliza e-mail e aplicativo para atender servidores


01/04/2020 às 15h48
Escola de Governo oferta cursos para servidor se atualizar sem sair de casa
 
 
Serviços

  Agenda
  Cursos
  Biblioteca
  Facilitadores
  Legislação
  Documentos


Imprensa

  Fale Conosco
  Fotos
  Notícias
  Telefones
  Vídeos
Rede de Escolas

  Rede Estadual de
  Escolas de Governo

  Rede Nacional de EG

Nossa localização

Rua Quadra 11, Lote, R. Três, 3 - Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT, 78050-970
Telefone: 3613-8001 / E-mail:eg@seplag.mt.gov.br